diarioagora.com.br

Diário Agora Mudar jornal: Diário de Guarapuava
  • Pato Branco, 31 de Julho de 2014

Publicado em 13 de Janeiro de 2014, às 16h02min

Decisão sobre descredenciamento da Gama Filho sai nesta semana

Diário do Sudoeste FolhaPress



Por Flávia Foreque
BRASÍLIA, DF, 13 de janeiro (Folhapress) - O Ministério da Educação decide nesta semana se a Universidade Gama Filho será descredenciada. A instituição, mantida pela Galileo Administração de Recursos Educacionais, enfrenta problemas como atraso no pagamento de salários de professores e funcionários.
Na semana passada, um grupo de estudantes chegou a ocupar o auditório do edifício do MEC, em Brasília, para cobrar uma intervenção da pasta. Na ocasião, uma comissão com representantes do governo, da instituição e dos alunos foi criada para acompanhar o caso.
Hoje o ministro Aloizio Mercadante (Educação) deu indícios de que a universidade será descredenciada. Ele afirmou que a Gama Filho "não está cumprindo as exigências essenciais da boa qualidade da educação".
"Eles não cumpriram alguns acordos fundamentais, como pagar o salário em dia dos professores. É impossível uma instituição funcionar se os professores não recebem em dia seus salários, por isso suspendemos o vestibular", disse o ministro.
Tomada essa decisão, o ministério passa então a buscar instituições para acolher os alunos afetados. O processo inclui a publicação de um edital para análise de propostas para receber os estudantes.
"Se ela for eventualmente descredenciada, nós faremos a transferência assistida dos estudantes e estimularemos a transferência dos professores. Faremos uma proposta específica para o corpo docente", afirmou Mercadante.